No geral, quando se pensa em ser dono do próprio negócio, a primeira ideia que vem na cabeça é montar uma loja. Juntamente com essa ideia, o candidato a empresário opta por vender produtos que tem alguma afinidade.

Dessa forma, é comum que não leve em consideração o que os clientes desejam, se aquele mercado já está muito ou pouco explorado, e muito menos não se preocupa com a localização da loja, caindo na cilada de escolher um local próximo à residência, para economizar com transporte para o trabalho, ou opta por um cômodo com aluguel mais barato ou até mesmo, constrói a loja em um terreno que já possui, deixando de avaliar se aquele local é apropriado para abrir o negócio. Atmosfera de loja, definição do mix de produtos, treinamento da equipe, tão importantes para o bom desempenho do varejo, também são deixados de lado.

Então, vamos falar de algumas dicas para você que quer aumentar suas vendas no varejo.

  1. Defina a localização do ponto de venda – A primeira dica antes de abrir a loja, analise o local, veja o número de pessoas que passa na rua, se há espaço para estacionamento, a disponibilidade de transporte público, caso o seu público utilize. Se a sua loja já está estabelecida, e o ponto não é tão bom, terá de se esforçar para melhorar a fachada da loja, o mix de produto (variedade), as promoções de vendas e as comunicações de marketing.
  2. Identifique e conheça o seu público alvo – A loja existe para atender as necessidades e desejos dos clientes. Mas, quem são os seus clientes? O que eles compram? Por que compram? Quando e como compram? O que agrega valor para eles? Crie ações que os seus clientes valorizam e que se diferenciam da concorrência. Por isso é sempre importante a proximidade dos clientes e o entendimento de suas necessidades e desejos.
  3. Defina o mix de produto de acordo com os seus clientes – A partir do momento que você conhece os seus clientes e suas preferências, você deverá ajustar o seu mix de produto para atender os seus clientes. É sempre importante acompanhar as tendências, os lançamentos de produtos. Nessas ocasiões as indústrias investem em comunicação de marketing com os clientes, desenvolvem campanhas promocionais. Aproveite e exponha esses produtos em locais privilegiados em sua loja. Você irá demonstrar que está atento aos lançamentos e aumentará a chance de vender, já que o cliente está exposto às comunicações desenvolvidas pelos fabricantes.
  4. Capacite sua equipe de funcionários – Contrate pessoas que gostem de lidar com gente, que sejam prestativas, e capacite-as. Investir na equipe para que entendam e atendam melhor o seu cliente é fundamental para o bom resultado de suas vendas. Muitos varejistas não investem em capacitação, por receio de investir no funcionário e esse ir trabalhar na concorrência. É um grande erro, pois muitos clientes deixam de comprar em algumas lojas devido a falhas cometidas pelos atendentes e vendedores da loja.
  5. Utilize sistemas de gestão de estoque e financeiro – Invista em sistemas de gestão de estoque para que não faltem produtos em sua loja. O furo de estoque é um problema crítico no varejo e os clientes aprendem com as experiências negativas. Lembre-se: o primeiro motivo que leva o cliente a uma loja é o produto. Se faltar o produto na gôndola, pode ser que da próxima vez que ele o for comprar, não irá considerar sua loja como uma alternativa para compra. Não se esqueça no sistema de gestão financeira e de vendas para controlar suas receitas, saber os produtos que vende mais e os que vende menos, identificar os produtos mais lucrativos. Hoje é muito importante que se venda com qualidade.
  6. Organize a loja – Na loja é o único local que se encontra o produto, o cliente e o dinheiro. Então, ela deve estar sempre organizada, limpa, com um layout lógico e com uma exposição de produtos que atraia o cliente e o envolva para que compre mais a partir do momento que está na loja. O cliente pode chegar à loja faltando dez minutos para que seja fechada, mas ele deverá encontra-la como se estivesse acabado de abrir.
  7. Desenvolva um calendário promocional – Planeje as promoções que irá fazer em sua loja durante o ano. O varejo deve acompanhar as datas comemorativas e desenvolver ações que estejam alinhadas com elas. No mês de menor pico de vendas, desenvolva uma campanha de aniversário para atrair maior público. Além disso, não se esqueça de promoção de vendas não é sinônimo de preço baixo. Tem vários tipos de promoções de vendas e você deve sempre definir os itens que entrarão na promoção, mas deverá determinar, também, quanto que irá vender de produtos que não estão sendo promovidos, mas que tem relação com aqueles que estão na promoção. Para isso, fique atento às ações de merchandising para promover a sinergia de vendas.
  8. Disponibilize opções variadas para pagamento – Há várias modalidades de pagamento; cartões de crédito ou débito, dinheiro, cheque e outras formas mais modernas que envolvem aplicativos e outras ferramentas tecnológicas que agilizam o pagamento. Os clientes preferem locais que facilitam sua vida e oferecem formas variadas de pagamento.
  9. Esteja presente no mundo online – Não significa que você terá que montar um e-commerce, mas significa que é importante você ter um site da empresa, estar presente nas redes sociais de forma profissional. Assim você possibilitará que o cliente conheça sua loja e poderá estabelecer um contato mais próximo com ele.
  10. Estabeleça um relacionamento duradouro com o seu cliente – Faça o pós venda, especialmente se o seu negócio requer um relacionamento mais estreito. Identifique o nível de satisfação do seu cliente com a loja, com os seus produtos, com a equipe de funcionários. Entre em contato no aniversário, demonstre que ele é importante para você. E sempre quando ouvir uma reclamação do cliente procure resolvê-la. Se ele está reclamando é porque quer continuar comprando em sua loja, caso contrário, ele ficará insatisfeito e poderá nunca mais voltar a comprar de você.

Coloque em prática essas dicas e boas vendas!

Autores: 

– Lúcia Silva Borges
– Eduardo Ribeiro Rodrigues

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